domingo, 9 de maio de 2010

Nelson Pereira dos Santos na tela da Memória, dia 22/05

Após o sucesso de nossa última exibição com “Casa Grande & Senzala” (de Geraldo Sarno) temos a satisfação de exibir em nossa tela no próximo dia 22/05 (quinta) o nobre ocupante da cadeira número 07 da Academia Brasileira de Letras, o cineasta Nelson Pereira dos Santos.

Nascido em São Paulo, no dia 22 de outubro de 1928, Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (1952) é considerado um dos mais importantes cineastas do país, seu filme Vidas Secas, baseado na obra de Graciliano Ramos, é um dos filmes brasileiros mais premiados em todos os tempos, sendo reconhecido internacionalmente como obra-prima, com vasta filmografia de filmes de sucesso (“RIO 40 GRAUS”, “RIO, ZONA NOTE”, “VIDAS SECAS”, “COMO ERA GOSTOSO MEU FRANCÊS” entre outros ) e ganhador de diversos prêmios.

Foi um dos precursores do movimento do Cinema Novo, fundador do curso de graduação em Cinema da Universidade Federal Fluminense (sendo professor do Instituto de Artes e Comunicação Social da UFF) e fundador da ABD Nacional (Associação Brasileira de Documentaristas).

Vamos exibir “Biblioteca Nacional” (15’ – 1974 – cor). O curta aborda o aspecto arquitetônico do prédio da Biblioteca, seus jardineiros, suas esculturas, seu acervo, o trabalho interno da biblioteca, os livros, o arquivo geral, a conservação e recuperação de livros, o salão de leituras e as diversas seções e duas dependências, as modernizações da biblioteca. O processo de microfilmagem e o sistema de irradiação da informação, dando maior dinamismo no atendimento ao público leitor.

Logo após a exibição haverá bate papo com convidados especiais e tosos os presentes.

Este filme é parte do acervo do CTAV/SAV que é nosso parcerio.

Datas relacionadas:
18 · Dia Internacional dos Museus
21 · Dia da Língua Nacional