domingo, 14 de julho de 2013

E deu-se a luz...

Documentário que mostra a vida e obra de um dos mais importantes artistas da história: Caravaggio. Uma produção da TV Cultura e Malabar Filmes. Na produção também é possível conhecer os bastidores da maior exposição do artista já feita no Brasil, realizada pela Base7. Direção Geral: Helio Goldsztejn Direção e Roteiro: Alexandre Handfest.

Comentários>>>>> Um oportunidade de conhecer além das telas este importante artista. Polêmico e talentoso, Caravaggio é referência para muitos fotógrafos no mundo pela forma de como trabalhava a luz. Os entrevistados apresentam um artista vivo, temperamental e muito, muito talentoso e que merece um material mais aprofundado.
Assista em http://cmais.com.br/especiais/videos/caravaggio-o-mestre-dos-pinceis-e-da-espada-2

O Sonho e a história do cinema, onde a tecnologia é utilizada na medida

A Invensão de Hugo Cabret de Martin Scorsese (2012) me pegou desprevinido.
Na Paris, anos 30. Hugo Cabret (Asa Butterfield) é um órfão que vive escondido nas paredes da estação de trem. Ele guarda consigo um robô quebrado, deixado por seu pai (Jude Law). Um dia, ao fugir do inspetor (Sacha Baron Cohen), ele conhece Isabelle (Chloe Moretz), uma jovem com quem faz amizade. Logo Hugo descobre que ela tem uma chave com o fecho em forma de coração, exatamente do mesmo tamanho da fechadura existente no robô. O robô volta então a funcionar, levando a dupla a tentar resolver um mistério mágico.

>>>>> Comentários: Fiquei agradavelmente surpreso pelo universo apresentado por Scorsese. Surpreendente. A construção na elaboração do garoto Hugo e o talento do ator-mirim somados ao elenco como o todo, conduzem a trama para adultos e crianças de maneira sútil. Se for assistir o DVD, vale a pena assistir o making of

domingo, 7 de julho de 2013

Um show de interpretação e sensibilidade


Poesia (Poetry) / Coreia do Sul
de Lee Chang-dong
Sinopse: Solitária e fazendo bicos como enfermeira para sobreviver, a senhora Mija (a atriz sul-coreana Yun Jeong-hie) é quem cuida do neto adolescente, com quem pouco dialoga pois o menino só vive diante da TV e do videogame. A mãe do rapaz vive noutra cidade e não parece se dar bem com o filho. Pequenos lapsos de memória e de linguagem a levam a uma consulta médica, quando descobre que é o mal de Alzheimer que começa a se manifestar. No hospital vai se deparar com um drama familiar que, sem suspeitar, irá envolvê-la.

Comentários >>>> Roteiro construído com aparente frieza, mais que aos poucos, camada a camada, vai demonstrando a complexidade da personagem e o talento da atriz que a interpreta, Yoon Hee-jeong. 
É poesia por todo o filme, ora sensível, ora cruelmente real, transitando por temas de maneira delicada. 

Um garoto e sua vontade de amor paterno

O Garoto da Bicicleta (Le Gamin au vélo) / Bélgica
de Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne

Sinopse: Cyril Catoul (Thomas Doret) tem 11 anos de idade e um objetivo: encontrar o pai, que o deixou em um orfanato. Por acaso ele conhece Samantha (Cécile de France), a administradora de um salão de cabeleireiro, que permite que o garoto passe os fins de semana com ela. Entretanto, Cyril não consegue reconhecer o carinho com o qual é tratado por Samantha, graças à raiva que sente por ter sido abandonado pelo pai.
Comentários >>> Simplesmente, lindo. Me emocionei com a história, muito bem construída e surpreendente. O pequeno ator Thomas Doret segurou muito bem o papel. Detalhe a associação da cor vermelha ao personagem. Talvez tenhamos ai uma mensagem dos diretores... A trilha pontual e talentosa.